¬†O inverno pode trazer uma s√©rie de problemas para sua sa√ļde. Previna-se de alguns deles.

Com a chegada do inverno, muitas mudan√ßas ocorrem no nosso dia a dia. Al√©m de se agasalhar mais, tamb√©m preparamos a casa para receber os dias mais frios do ano ‚Äď e devemos nos cuidar mais!

E estes cuidados n√£o se referem s√≥ a nossa sa√ļde f√≠sica, mas tamb√©m mental. Diversas pesquisas j√° comprovaram que o nosso humor muda durante estes meses do ano.

Você sabia que a falta de sol, por exemplo, pode causar depressão, mau humor, falta de energia e até mesmo sonolência? Para passar por este período de maneira mais saudável, temos algumas dicas simples e fáceis de seguir.

Com os dias menos ensolarados, podemos sofrer com a falta da vitamina D e essa insuficiência pode causar baixa imunidade, fadiga, dor nos ossos e nas costas, dificuldade de cicatrização, perda óssea e até depressão.

Nosso corpo produz esse composto org√Ęnico a partir do colesterol quando ficamos expostos aos raios ultravioletas da luz solar, convertendo-o na vitamina D. Para evitar sua defici√™ncia, √© importante aumentar o consumo de certos alimentos, como peixes e produtos l√°cteos e tentar uma exposi√ß√£o solar di√°ria de 15 minutos.

Tamb√©m √© durante esta √©poca do ano que ficamos mais propensos a desenvolver o chamado¬†‚Äúolho seco‚ÄĚ. Os principais sintomas do problema s√£o queima√ß√£o, coceira e sensa√ß√£o de aridez. Isso acontece porque os olhos n√£o produzem l√°grimas suficientes. A condi√ß√£o piora no inverno por causa do ar seco e frio e da secura que os aquecedores provocam. Para aliviar, mantenha os olhos sempre limpos e √ļmidos e procure consumir alimentos ricos em vitamina C.

O inverno tamb√©m √© respons√°vel por¬†‚Äúrachar‚ÄĚ a nossa pele¬†por causa da baixa umidade. Para fugir disso, a dica √© evitar banhos longos pois eles tendem a aumentar o problema. Use hidratante em todo o corpo durante todo o dia e tenha um umidificador em casa. Al√©m disso, n√£o abra m√£o do protetor solar, a exposi√ß√£o ao sol no inverno pode causar tantos danos quanto os raios quentes do ver√£o.

Mantenha uma¬†alimenta√ß√£o saud√°vel. Com a mudan√ßa de energia no nosso corpo, nos dias mais frios tendemos a pensar naquilo que chamamos de ‚Äúalimentos reconfortantes‚ÄĚ, por√©m, cal√≥ricos, na maioria das vezes. Combata estes impulsos fazendo escolhas inteligentes, como sopas caseiras, e evite a ingest√£o constante de chocolate quente e biscoitos.

Texto originalmente postado no Blog da Onofre

Fonte: https://health.clevelandclinic.org/6-ways-winter-affects-your-health/

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