O inverno pode trazer uma série de problemas para sua saúde. Previna-se de alguns deles.

Com a chegada do inverno, muitas mudanças ocorrem no nosso dia a dia. Além de se agasalhar mais, também preparamos a casa para receber os dias mais frios do ano – e devemos nos cuidar mais!

E estes cuidados não se referem só a nossa saúde física, mas também mental. Diversas pesquisas já comprovaram que o nosso humor muda durante estes meses do ano.

Você sabia que a falta de sol, por exemplo, pode causar depressão, mau humor, falta de energia e até mesmo sonolência? Para passar por este período de maneira mais saudável, temos algumas dicas simples e fáceis de seguir.

Com os dias menos ensolarados, podemos sofrer com a falta da vitamina D e essa insuficiência pode causar baixa imunidade, fadiga, dor nos ossos e nas costas, dificuldade de cicatrização, perda óssea e até depressão.

Nosso corpo produz esse composto orgânico a partir do colesterol quando ficamos expostos aos raios ultravioletas da luz solar, convertendo-o na vitamina D. Para evitar sua deficiência, é importante aumentar o consumo de certos alimentos, como peixes e produtos lácteos e tentar uma exposição solar diária de 15 minutos.

Também é durante esta época do ano que ficamos mais propensos a desenvolver o chamado “olho seco”. Os principais sintomas do problema são queimação, coceira e sensação de aridez. Isso acontece porque os olhos não produzem lágrimas suficientes. A condição piora no inverno por causa do ar seco e frio e da secura que os aquecedores provocam. Para aliviar, mantenha os olhos sempre limpos e úmidos e procure consumir alimentos ricos em vitamina C.

O inverno também é responsável por “rachar” a nossa pele por causa da baixa umidade. Para fugir disso, a dica é evitar banhos longos pois eles tendem a aumentar o problema. Use hidratante em todo o corpo durante todo o dia e tenha um umidificador em casa. Além disso, não abra mão do protetor solar, a exposição ao sol no inverno pode causar tantos danos quanto os raios quentes do verão.

Mantenha uma alimentação saudável. Com a mudança de energia no nosso corpo, nos dias mais frios tendemos a pensar naquilo que chamamos de “alimentos reconfortantes”, porém, calóricos, na maioria das vezes. Combata estes impulsos fazendo escolhas inteligentes, como sopas caseiras, e evite a ingestão constante de chocolate quente e biscoitos.

Texto originalmente postado no Blog da Onofre

Fonte: https://health.clevelandclinic.org/6-ways-winter-affects-your-health/

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